EQUILÍBRIO DE FORA PRA DENTRO

Você sabia que a organização de fora contribui para o equilíbrio de dentro?

 A organização do ambiente onde vivemos tem um impacto direto na nossa produtividade e até mesmo no nosso desenvolvimento. Sabemos que o sistema nervoso é plástico e se modifica a partir de estímulos externos. Este processo, conhecido como neuroplasticidade neural, refere-se à capacidade de transformação constante, que nos permite adquirir e aperfeiçoar nossas habilidades e conhecimentos. O cérebro em sua capacidade infinita de aprender e renovar-se.

 Organizar o ambiente é o mesmo que dar uma forcinha para o cérebro e melhorar a neuroplasticidade. A desorganização é como um ruído que nos impede de desfrutar a boa música. Organizados, melhoramos muito a concentração, aliviamos o estresse e combatemos o cansaço. Ficamos mais leves, produtivos e eficientes.

 Quem sabe tudo sobre eliminar a bagunça e beneficiar-se ao máximo da arrumação, é Marie Kondo, consultora japonesa, especialista em colocar tudo em ordem.

 A autora do livro “A Mágica da Arrumação”, desenvolveu um método para tornar o processo de organização uma tarefa simples e definitiva. Aprendemos com Marie Kondo que a arrumação é um exercício de desapego e descoberta daquilo que realmente é necessário e faz sentido em nossas vidas, seja pelo uso indispensável ou pelo afeto a um objeto que nos reporta a momentos bons e felizes. Em geral, o que foge a essas características, são obsoletos e só ocupam espaços.

 Um bom começo é a introspecção: mentalize sobre o seu estilo de vida e os ambientes que lhe dão prazer. Esta ação possibilita a perspectiva do objetivo a ser alcançado. 

 A primeira dica é “arrume tudo de uma só vez”. Nada de querer organizar primeiro um armário ou um cômodo por dia. Kondo garante que fazer a arrumação aos poucos cria o efeito rebote e, em pouco tempo, a bagunça ressurge com toda a sua força. Se é para arrumar, arrume tudo.

 Considere objetos em suas categorias, independentemente do local onde eles se encontram. Por exemplo, livros: eles podem ser encontrados na sala, quartos ou escritório. Determine um local para a organização deles, assim, quando precisar de um livro, não precisará percorrer todos os cômodos da casa. Evite os excessos e só guarde o que for útil e trouxer felicidade.

 Marie Kondo considera que não há arrumação perfeita sem que haja descarte de objetos, ou seja, ela acredita que a maioria das pessoas esteja rodeada de excessos e presa ao consumo. Assim, desapego, doação e reciclagem estão na pauta do seu livro “A Mágica da Arrumação”. Para facilitar o processo, comece pelos itens mais fáceis, deixando os difíceis para o final. Uma boa ordem seria: roupas, livros, documentos, ítens em geral e ítens afetivos.

 O mais importante: faça da organização um acontecimento especial. Afinal de contas, trata-se de um ritual de transformação, da sua casa ou local de trabalho, que serão revitalizados e receberão um novo significado, como também da sua vida, que certamente seguirá mais leve e fluida.

 Para que a sua organização feche com chave de ouro, não esqueça de escolher o seu aroma preferido e tenha um ambiente cheio de energia e felicidade.