O BRASIL É UM MUNDO

O Brasil é um país de proporções continentais, e, por isso, muitas vezes quem mora em um canto não conhece bem o outro. Natural, pois as distâncias geográficas impossibilitam um vai e vem mais intenso.

Mas uma coisa é certa:, em todo lugar deste imenso país, tem brasileiro, ou melhor, tem um brasileiro único e cheio de referências de terras distantes!

Por falar em brasileiro, como poderíamos nos definir? A verdade é que essa terra
imensa, que ocupa grande parte da América do Sul, acolheu e continua acolhendo, pessoas do mundo todo.

A composição étnica brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de
várias origens. A começar pelos povos indígenas originais, africanos, portugueses, e de ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul- americanos que fizeram do Brasil, seu ninho.


Todas estas etnias carregaram traços, hábitos, sotaques e costumes muito particulares, mas convivem em harmonia, formando uma das características mais lindas da nossa cultura, a diversidade.

De norte a sul, nossas as pessoas são diferentes entre si, mas se reconhecem por meio da língua, do humor leve, da profunda criatividade, e apesar da música ter nuances regionais, tem uma batida que é unanimidade: a Bossa Nova.

A música é certamente um conector natural entre nossas pessoas o povo. No sul, as influências sonoras são menos evidentes e absorveram interferências de países como o Uruguai e a Argentina, que trouxeram, além do ritmo regional gaúcho, o hábito diário do chimarrão. Servida quente, a bebida certamente não “pegaria bem” em regiões como o norte e o nordeste;, já no sul, o chimarrão é um alento ao frio que vem da Patagônia.

Porém, tão logo chegam as férias, os sulistas fazem as malas e partem para lugares como o Nordeste em busca do sol e do calor constante.


O Nordeste é sem dúvida uma espécie de “destino desejo” de qualquer brasileiro. As razões são muitas, a começar pela paisagem. Voltando à música, a nordestina é definitivamente a mais contagiante do país. As batidas de origens africanas vibram e mexem fundo com qualquer coração. Já a comida, na sua maioria apimentada, é um contraponto interessante à leveza que é viver perto do mar. Por outro lado, o sol quente pede proteção na pele, mas se for preciso um alívio para a alma, é só pedir uma ajuda aos Orixás.

Sabemos que as religiões africanas estão espalhadas Brasil a fora, mas é no Nordeste que os terreiros e as rezas funcionam... de verdade. Por falar em reza, quem nunca voltou da Bahia com uma fitinha do Senhor do Bonfim no pulso? Mal não faz!

No Centro-Oeste, existe uma mistura étnica bem mais evidente! Nas metrópoles do Rio de Janeiro e de São Paulo, é possível viver como se estivéssemos em qualquer parte do Brasil, quiçá, do mundo. Pois seja na gastronomia, na música ou nos museus, vemos os traços das nossas diferenças culturais.

A capital paulista é cheia de cores, e acreditem, abriga a maior comunidade Japonesa fora do Japão! Já o Rio é cheio de gringos. Estrangeiros que escolheram deixar seus países para viver em uma das cidades mais lindas do mundo. Franceses, Ingleses e Americanos, entre outros, trazem um tempero especial à a uma das cidades mais turísticas do país.

Como é imensa a beleza do nosso povo, mas uma delas, certamente deu origem a tudo: isso: as tribos indígenas que habitam nosso país desde que o mundo é mundo.

Protetores da natureza, são os índios, os guardiões das belezas mais autênticas e originais desta terra fértil.

Ainda lembrando sobre onde tudo começou, não podemos terminar sem falar sobre as mulheres indígenas. Respeitadas pela sua sabedoria, pelas suas artes manuais e rituais que curam e celebram a vida e a natureza, são elas que nos ensinam e nos inspiram a buscar nas plantas, a cura para tudo.

Por fim, sabemos que convivemos com uma diversidade de traços e costumes que nos tornam um povo tão único, e, após passearmos por algumas das características características que nos definem, desejamos que esta seja apenas uma porta para que possamos descobrir a profusão da de diversidade que envolvem os hábitos e as etnias brasileiras, e que tornam nossas pessoas, tão lindas fazem do brasileiro um povo tão lindo e interessantes.