Seu cheiro faz parte de quem você é

Todas as pessoas têm um cheiro próprio, uma espécie de impressão digital olfativa. Assim como os desenhos formados por pequenas elevações na pele, nas pontas dos dedos, são únicos em cada indivíduo e identificam cada um de nós, também possuímos um cheiro exclusivo que marca a nossa identidade.


O nosso odor é uma combinação de substâncias liberadas pela pele. Uma interação complexa entre as glândulas, secreções, hormônios e até atividades bacterianas. Este processo químico sofre variações durante os anos de vida, o que significa dizer que, na idade adulta, não teremos, necessariamente, o mesmo cheiro da juventude. Outras condições também podem fazer diferença, como a alimentação e condição de saúde. Mas nem por isso a nossa identidade ficará comprometida.


O bebê reconhece a mãe pelo olfato, assim como os pais reconhecem seus filhos pelo cheiro de cada um. O mesmo acontece em relação às outras pessoas. Aromas formam casais, já que despertam o desejo, assim como podem dar sinais do final de uma relação. O cheiro de um passa a incomodar, ainda que sutilmente, o outro. É o que diz uma pesquisa feita por cientistas italianos.


Temos mais de vinte e cinco milhões de células olfativas capazes de captar inúmeros odores. O poder desse órgão dos sentidos é tão grande, que cerca de 90 % do que retemos de informação é por meio dele. Como participa diretamente das emoções, sentimentos de atração, repulsa, saudade, confiança, entre outras possibilidades, são despertados, dependendo do cheiro que sentimos. Estes sinais participam, de forma muito significativa, na construção das primeiras impressões sobre as pessoas com as quais nos encontramos.


Portanto, temos uma marca olfativa, um cheiro que nos identifica. Porém, costumamos ir além dos odores naturais e buscamos aromas e fragrâncias para nos perfumar. Assim como escolhemos uma roupa bonita, também escolhemos um cheiro agradável para estar entre as demais pessoas. E não se trata apenas de eliminar ou minimizar odores desagradáveis, buscamos estabelecer uma identidade positiva através de um perfume.


Os aromas têm muito a ver com a nossa personalidade, o que somos e o que queremos revelar. Também diz muito sobre a nossa intimidade e bem-estar, reforça a autoestima e, assim, provoca a liberdade de ser e estar no mundo.


O uso de perfumes e óleos essenciais estão longe de ser um luxo supérfluo, são uma parte essencial de uma prática diária de autocuidado e busca de harmonia. Podem fazer parte da rotina, seja no trabalho, estudo, academia. Em todos os momentos, tenha a companhia do seu aroma preferido. Isso trará harmonia, conforto e segurança.