A vida pode ser leve

O que você precisa para ser feliz?


Os meios de comunicação estão repletos de sugestões sobre o que devemos fazer ou ter, para atingir a tal da felicidade. E, sem querer, vamos estabelecendo objetivos padrões, ditados pelo mercado que nos seduz com todos os seus produtos, sinônimos do bem-estar idealizado. Imóveis, roupas, utensílios, lugares, tudo se torna imprescindível para atender a essa idealização. O pior é que nos acostumamos a chamar  tudo isso de sonho.


Ao longo do processo, acumulamos tanta coisa em uma montanha de “sonhos”, que a vida vai ficando cada vez mais pesada e a felicidade continua sendo uma incógnita.


Em sua enorme sabedoria, Epicuro de Samos (341 - 270 aC) disse que na vida existem as coisas que são naturais e necessárias, as que são naturais, mas não necessárias e aquelas que não são naturais, nem necessárias. As primeiras dizem respeito às prioridades ligadas à nossa sobrevivência, como alimentação e proteção; os prazeres e a vida agradável são naturais, podem ser buscados, mas não comprometem a nossa existência; por fim o pensador se refere à riqueza, à glória e aos prazeres sem limites, que não são naturais, tampouco necessários, de modo que seriam incapazes de trazer felicidade.


O problema é que dedicamos a maior parte do tempo para aquilo que não é natural, nem necessário. Se compararmos a vida a uma viagem, seria como carregar uma pilha de malas para um fim de semana. Não usamos tudo o que levamos, ficamos com a preocupação do transporte, cuidado com o extravio e ainda corremos o risco de, ao escolher metade do guarda-roupa, deixarmos de levar a escova de dentes.


Mas a vida pode ser leve.


Pelo menos é o que nos mostra o lugar que é tido como um dos mais felizes do mundo: a Dinamarca.


De acordo com Helen Russell, autora do livro O Segredo da Dinamarca, a felicidade anda lado a lado com o espaço em que vivemos. Para os dinamarqueses, um lugar agradável é simples, com tons naturais, confortável, acolhedor e aconchegante. Por ser um lugar frio, o aquecimento se torna mais importante do que peças de decoração, a luz natural é bem-vinda e a organização da casa é observada.


A praticidade é valorizada e a vida em família ocupa um espaço precioso, assim passam boa parte do tempo em casa. Vivem com o necessário para viver melhor. A maior riqueza é o tempo, a liberdade de poder conviver com as pessoas que amam e desfrutar dos pequenos prazeres da vida.


A vida pode ser leve e a todo momento devemos rever nossas bagagens e entender que o mais importante é a viagem.